Pratos Feitos com Sangue

Publicidade:

Os temperos ajudam bastante a deixar um prato mais saboroso e com um gosto bem especial. Cada cozinheiro possui seu gosto pessoal para temperar um prato ou outro, mas alguns são bem exóticos. Ao redor do mundo você encontra pratos feitos à base de sangue de diversos animais. Eles podem ser usados para dar um gostinho especial ou são servidos como aperitivos. Veja como o sangue é consumido ao redor do mundo.

Czarnina

Esta é uma sopa bem popular na Polônia e feita a partir da carne juntamente com o sangue do pato. Mesmo sendo bem simples de fazer, ainda não é tão popular aqui no Brasil e pode causar uma certa estranheza. A carne é cozinha e vai para o molho feito com o sangue e outros temperos. A czarnina é um prato bem requintado e delicioso.

Tiêt Canh

Esta é outra sopa feita a partir de sangue de animal, mas dessa vez além do pato pode ser usado também sangue de ganso ou de porco. O diferencial do Tiêt Canh para a Czarnina é que dessa vez o sangue usado é totalmente cru, ou seja, você vai cozinhar a carne caso queira utilizá-la no prato, mas separado do sangue. Para quem não tem costume de consumir alimentos crus, vai com certeza sentir uma certa estranheza. Este prato é bem típico no Vietnã.

Svartsoppa

Este prato pode ser consumido como sopa mesmo ou uma bebida típica. É de origem da Suécia e muito popular nas festas de comemoração ao dia de São Martin, que acontece todos os anos nas cidades do sul desse país, no dia 10 de novembro. Então se deseja experimentar esta especiaria só marcar no calendário. A svartsoppa é feita do sangue de ganso batido com canela, cravo e gengibre.

Salsichas de Sangue

As salsichas de sangue são comuns em diversos países do mundo e dependendo da sua origem vão receber diferentes nomes. No Reino Unido, por exemplo, elas são chamadas de Black Pudding, na Alemanha de Blutwurst, na França de Xué Doufoú, etc. Elas são produzidas a partir do sangue de porco, de boi, de bode ou de carneiro, que recebem um tempero especial e ensacadas para terem a forma tradicional da salsicha.

Boudin Noir

Este é uma espécie de chouriço feito a partir do sangue do porco. O processo leva o sangue, a gordura e alguns pedaços de carne suína que passam por um processo até ganhar a consistência desse prato. É muito requintado e serviço como especiaria na França.


Categoria: Alimentação | Tags: , , , , , |