Atividades para Realizar na Páscoa para Crianças

Publicidade:

A páscoa é uma época do ano considerada como uma das mais importantes para as culturas ocidentais. E a origem desta comemoração remete há muitos anos atrás. Este termo vem do latim que se chama Pascae. Mas seu significado é bem mais antigo e vem dos hebreus significando Pesach, onde significa passagem.

Diversos historiadores tem informações de que as festas de passagem eram comemoradas há milhares de anos. Principalmente em regiões do mediterrâneo, algumas sociedades faziam festejos entre a troca de inverno para primavera no mês de março, e os ritos eram extremamente importantes já que estavam ligados a uma chance maior de sobrevivência para os rigorosos invernos europeus.

Para os judeus a data acontece desde 1250 antes de cristo, onde os judeus foram aprisionados pelos faraós por vários anos e eram escravizados. Além disso a Pascoa Judaica era comemorada pela passagem no Mar Vermelho onde os hebreus fugiram do Egito liderado por moisés.

Para os cristãos a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo onde depois de sua morte voltou a se unir ao corpo. Estes festejos eram feitos no domingo seguinte de lua cheia posterior ao equinócios de primavera. Agora que já conhece um pouco mais sobre a páscoa confira a seguir algumas atividades recreativas para ser realizada na data.

A corrida do ovo

É bem divertida, e baseada no fato dos gregos realizarem oferendas para a prosperidade, e pode ser feita no pátio da escola ou no quintal de casa. Todas as crianças devem levar ovos cozidos em uma colher de um lado para o outro, sem que eles caiam. Quem chegar primeiro sem derrubar o ovo poderá ganhar um ovo de páscoa.

O coelhinho sai da toca

É outra brincadeira bastante interessante e divertida, as crianças são divididas por grupos, onde de cada três dois devem ficar um na frente do outro, dando as mãos e também erguendo os braços. O terceiro deverá ficar no meio, fazendo papel de um coelho dentro da toca. Uma pessoa é escolhida para gritar “o coelhinho sai da toca” e eles saem de suas tocas, o que estava no círculo também, todos devem procurar uma toca e quem ficar sem toca fica para o centro. “Coelhinho, sai da toca!”. Coelhinho, sai da toca!”.

 


Categoria: Atividade Infantil, Aula Infantil | Tags: , , , , , |