Cuidados e Dicas para ter um Yorkshire Terrier

Quais os cuidados que se deve ter com os cães da raça Yorkshire Terrier.

Desde que os cães passaram a conviver domesticamente com os homens, isto há mais de 7 milênios, muitas raças novas foram surgindo a partir de cruzamentos naturais ou induzidos. Os cães eram a companhia ideal para caçar e, posteriormente, percebeu-se que também poderiam guardar a casa dada a característica mais marcante deste animal: a lealdade dele.

Por isso, uma das raças mais apreciadas para ter como animal de estimação e que pode viver tanto em ambientes espaçosos quanto os pequenos é a yorkshire terrier. Originários de vários cruzamentos específicos, o yokshire terrier é um ótimo cão de companhia.

Dóceis, leais, alegres, brincalhões e muito ativos, os cães dessa raça são de pequeno porte, com pelagem extensa, olhos escuros e faiscantes, com orelhas em formato de “V”, as quais estão sempre de pé. O corpinho é forte, as patas arredondadas e a cauda coberta de pelo, assim como o resto do corpo. Com expectativa de vida de até 15 anos, apresentam estatura média de até 25 cm e chegam a pesar 3,1 kg.

Muito inteligentes, os yorkshires terriers gostam muito de colo, e por essa razão podem ser levados para qualquer lugar, e sem muitas preocupações de seus donos, uma vez que são altamente sociáveis. Mas se estiverem longe de seus donos, costumam ser bastante desconfiados, o que provoca neles a necessidade de latidos constantes e bem agudos.

Para adestrar os yorkshires é necessária muita firmeza. Embora sejam dóceis, também são muito teimosos, e isto exige paciência e muita atenção do dono. Além disso, cães dessa raça exigem alguns cuidados bem específicos. Como apresentam muita energia física, precisam de atividades diárias.

Também precisam ser escovados diariamente, uma vez que a pelagem é bem densa. Caso isto não seja feito, a tendência é que se formem “bolos” nos pelos, ocasionando a necessidade de tosa completa. Sugere-se que os banhos, justamente por conta da pelagem, sejam semanais.

A alimentação dos yorkshires terries também deve ser feita com cuidado. Mesmo eles sendo de uma raça que aceita todos os tipos de alimentos que os humanos consomem, não podem comer doces ou chocolates, já que isto poderá ocasionar doenças diabetes e obesidade. Quando são adultos também é importante oferecer a eles uma dose extra de cálcio, pois eles apresentam uma tendência a desgaste ósseo.


Categoria: Cachorros | Tags: , , , , |