Bolo de Rum com Brigadeiro

Publicidade:

Brigadeiro é um docinho tipicamente brasileiro e apreciado por todos. De fácil preparo, pode ser encontrado nas mais diversas versões e variações de receitas pelo universo gastronômico afora. É um doce que não pode faltar nas mesas decorativas de todas as festas e ainda pode servir como base para o preparo de receitas deliciosas como bolos, mousses e sorvetes.

Uma possibilidade bem interessante é esta receita: a de brigadeiro feita com bolo e rum. O tempo de preparo é um pouco mais longo, mas vale muito a pena fazê-la pelo resultado final. Dá para servir os docinhos com um café fresquinho ou como uma sobremesa mais requintada. Se preferir também há a possibilidade deixá-la num refratário e servir gelado, em porções ou tacinhas, acompanhadas de calda de chocolate, sorvete ou biscoitinhos finos.

Para o bolo, são necessários os seguintes ingredientes:

4 gemas de ovos;

200 gramas de manteiga sem sal e em temperatura ambiente (ponto de pomada);

2 xícaras de açúcar peneirada;

2 xícaras de farinha de trigo também peneirada;

1 xícara de chocolate do padre peneirada;

1 xícara de leite;

1 colher de chá de fermento em pó (também deve ser peneirado).

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno em 180º. C. Em um recipiente, coloque a manteiga  que deverá esta em ponto de pomada (temperatura ambiente), o açúcar e faça um creme fofo e claro. Na sequência, acrescente as gemas de ovos. Vá colocando a farinha de trigo, o chocolate e o leite altenadamente. Por último, acrescente o sal e o fermento em pó. Unte uma forma com óleo ou manteiga e coloque a mistura, levando ao forno por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno, desenforme, e ainda quente e com o auxílio de um garfo, esfarele o bolo. Reserve.

Para o brigadeiro irá precisar:

1 colher de sopa de manteiga sem sal;

3 ovos inteiros;

4 colheres de chocolate em pó peneirado;

1 xícara de chá de açúcar;

1 ½ de café de rum;

1 xícara de chá de café frio.

Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que inicie a fervura. Desligue e reserve.

 

Em um refratário misture o creme de chocolate com o bolo esfarelado. Leve à geladeira por ao menos 8 horas. Não se esqueça de vedar bem o refratário com plástico filme.

Retire da geladeira a massa e com o auxílio de uma colher de chá, pegue pequenas porções e vá fazendo bolinhas. Passe-as no granulado ou se preferir, polvilhe-as com chocolate em pó. Disponha-as bolinhas em forminhas decorativas. Rende cerca de 70 docinhos.

 


Categoria: Alimentação, Cozinha | Tags: , , , , |