Bombom de Brigadeiro com Ameixa

Já experimentou bombons de brigadeiro com recheio de ameixa? Esta é  uma variação da tradicional receita do brigadeiro que, muito provavelmente, se trata do mais brasileiros entre os doces. Segundo a história gastronômica, o doce era o preferido do brigadeiro Eduardo Gomes, o qual se candidatou duas vezes à presidência da república. Ele, não foi eleito, mas o doce vendido pelas suas correligionárias nos comícios para angariar fundos para sua campanha, este sim foi eleito como adorado e favorito, e acabou conhecido como sendo o “docinho do brigadeiro”.

De facílima execução, hoje o brigadeiro apresenta diversas variações e ingredientes dos mais inusitados. A páscoa se aproxima e uma ótima opção tanto para presentear como obter uma renda extra é produzir os bombons de brigadeiro com recheio de ameixa e ofertá-los em embalagens elegantes ou mesmo divertidas para a criançada.

Para fazer os docinhos, são necessários os seguintes ingredientes:

1 lata de leite condensado;

2  colheres de manteiga sem sal (preferencialmente, evite a margarina, o sabor se intensifica);

½ xícara de leite de vaca;

1/3 de xícara de ameixa preta seca;

2 colheres de chocolate em pó peneiradas (evite também os achocolatados, use tipo o do ‘padre’);

200 gramas de chocolate branco para decorar (há no mercado os que já vêm fracionados, eles facilitam o manuseio para aqueles que não têm tanta prática ou afinidade com manipulação de chocolate derretido);

Papel manteiga para apoiar os brigadeiros até que sequem

Forminhas ou papel celofane para enrolar os docinhos. Se preferir, disponha-os em caixinhas apropriadas para bombons.

Modo de preparo:

Coloque a manteiga numa panela grossa em fogo baixo; acrescente o leite condensado e as duas colheres de chocolate já peneiradas e o leite. Vá mexendo todos os ingredientes, misturando-os, sempre em fogo baixo. Obtêm-se o ponto do docinho para que seja enrolado, quando o conteúdo começar a se desprender da panela. Cuidado para não passar do ponto. Espere esfriar e faça pequenas bolinhas com o auxilio de uma colher de chá como medida. Recheio os brigadeiros com pedacinhos de ameixa.

Para a cobertura derreta o chocolate branco em banho –  maria. Com o auxílio de um garfo, passe o brigadeiro no chocolate derretido e coloque-o sobre o papel manteiga para não grudar. Embale os brigadeiros com papel celofane coloridos na forma de bala ou disponha-os em caixinhas decorativas bem bonitas. Quem não deseja ganhar um desses na páscoa?

 


Categoria: Alimentação, Cozinha | Tags: , , |