Brigadeiro de Doce de Leite

Publicidade:

O brigadeiro é uma das receitas de doce, além de brasileiríssimo, mais versáteis e podem receber ingredientes dos mais inusitados possíveis que fazem parte da gastronomia atual. Presente em todas as festas, das mais variadas, uma receita gourmet que tem sido muito encontrada nos eventos é a de doce de leite. Quer mais brasileiro que isto? Impossível. O doce de leite, sem sombra de dúvida, faz toda a menção honrosa ao Estado das Minas Gerais, pode muito bem ser misturado, incorporado, ao “negrinho”, que originalmente, fazia as “honras” ao brigadeiro Eduardo Gomes. Este último, não foi eleito Presidente da República, mas deixou seu legado incondicional ao povo e a história: o docinho que era feito pelas partidárias para ser vendido e com ele, arrecadar fundos para a campanha do então militar apaixonadíssimo, segundo a lenda pelos negrinhos feitos com ovos, leite, açúcar e chocolate.    Esta aqui, dispensa o chocolate e os ovos, mas fica deliciosa do mesmo jeito. Os mineiros (e todos os outros brasileiros) agradecem!

Para fazer um brigadeiro de doce de leite, são necessários os seguintes ingredientes:

1 lata de leite condensado (sempre de ótima qualidade);

200 gramas de doce de leite (também de qualidade);

1 colher de manteiga sem sal (nunca use margarina, pois o efeito não será o mesmo);

Doce de leite em tabletes ou foundant para raspar e decorar (também use sempre o critério da qualidade para se obter um sabor inigualável);

Forminhas coloridas para dispor o docinho.

Modo de preparo:

Em um panela de fundo grosso, disponha o leite condensado, os 200 gramas de doce de leite, a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. O ponto do brigadeiro de doce de leite é o mesmo de todas as outras variações da receita. Espere até que abra fervura, levante a panela e faça movimentos circulares. Quando desprender do fundo, está pronto. Reserve até que esfrie totalmente para que possa fazer as bolinhas. Enquanto isso, raspe os tabletes de doce de leite ou prepare o foundant, segundo as instruções da embalagem. Caso use as raspas de doce de leite para decorar os docinhos, o passo a passo é sempre o mesmo: use uma colher de chá como medida e vá pegando a massa e fazendo bolinhas; polvilhe-as nas raspas de doce de leite e disponha-as em forminhas decorativas. Caso opte pelo foundant, passe as bolinhas de doce com delicadeza na mistura e ponha-as sobre papel manteiga para que possam “secar”. Em seguida, coloque – as em forminhas.

Depois basta que se delicie com o brigadeiro de doce de leite.

Rendimento: até 50 brigadeiros.

 


Categoria: Alimentação, Cozinha | Tags: , , , , , |