Brigadeiro de Nozes, Saiba Como Fazer Essa Maravilha

Publicidade:

O brigadeiro é um docinho brasileiro e está em alta. É muito querido por todos por várias razões: em sua receita tradicional há a presença do chocolate, também amado por todos, do leite condensado outra delícia da doçaria. É de fácil e rápido preparo, seu custo não  é alto e pode apresentar várias modernamente denominadas “gourmet”, que recebem ingredientes diferenciados ou até mesmo, inusitados.

Da receita tradicional que certamente é encontrada  nas festa infantis uma boa opção para servir em festas de casamento, pela elegância e pelo sabor, é o brigadeiro de nozes. Além de ficar muito bonito e altamente saboroso, pois leva a combinação do chocolate e das nozes. Para aqueles que não desejam se aventurar na cozinhas,  há doceiras e doçarias especializadas na execução da receita bem como na entrega dos docinhos se forem encomendados em grande quantidade para eventos. Mas se quiser apreciar apenas um, prepare o bolso: eles custam entre R$5,00 a R$ 15,00 a unidade.

Entretanto, vale a pena fazer a receita em casa. É rápida de fazer e simplesmente deliciosa de ser apreciada.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado;

2  colheres de manteiga sem sal (preferencialmente, evite a margarina, o sabor se intensifica);

2 colheres de chocolate em pó peneiradas (evite também os achocolatados, use tipo o do ‘padre’);

1 gema de ovo (se quiser menos calórico, não use);

2 xícara de nozes trituradas;

Cerca de 40 a 50 forminhas.

Coloque a manteiga numa panela grossa em fogo baixo; acrescente o leite condensado e as duas colheres de chocolate já peneiradas e a gema de ovo, também peneirada. Vá mexendo todos os ingredientes, misturando-os, sempre em fogo baixo. Obtêm-se o ponto do docinho para que seja enrolado, quando o conteúdo começar a se desprender da panela. Acrescente ½ xícara de nozes à massa e mexa por mais uns 2 minutos. Cuidado para não passar do ponto. Espere esfriar e faça bolinhas, usando uma colher de chá como medida, e passe-as nas nozes trituradas ou em farofa de nozes. Depois, basta colocar nas forminhas e servir.

A receita rende de 40 a 50 docinhos.

 


Categoria: Alimentação, Cozinha | Tags: , , , , |