Magnífico Bolo de Nozes com Massa Bem Fofinha

Publicidade:

Todos gostam de saborear uma boa guloseima. E sem sombra de dúvidas, uma das preferidas da maioria das pessoas é o bolo. Docinhos, simples, decorados ou com altíssima sofisticação, os bolos já fazem parte da cultura do homem, há bem mais de 4 mil anos. Segundo os especialistas em gastronomia, a prática de fazer e degustar bolos teria surgido ainda no Egito Antigo. Eles eram preparados de forma quase parecida com as receitas que temos hoje, a diferença é que as decorações e coberturas somente passaram a ser incorporadas às receitas no período do Renascimento.

Como outra iguaria também apreciada e muito saborosa – o chocolate – já havia sido descoberta e difundida na Europa, passaram a acrescentá-lo às massas, bem como alguns grãos saborosos – e de consumo costumeiro. É o caso das nozes, que aos poucos foram se tornando ingredientes das massas, tanto para obtenção de um novo sabor quanto de outra textura.

O tempo de preparado é de aproximadamente 1 hora e a receita rende até 10 porções generosas. Para esta receita de bolo de nozes fofinho, serão necessários os seguintes ingredientes:

3 ovos (claras e gemas separadas deverão estar separadas);

2 xícaras de chá de açúcar peneirado;

1/2 xícara de chá de margarina em ponto de pomada;

2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirado;

1 colher de sopa de fermento químico em pó;

1 xícara chá de nozes picadas (ou trituradas, como achar mais fácil);

200 gramas de iogurte natural (um pote) sem soro;

margarina e farinha de trigo suficientes  para untar a forma do bolo.

Como preparar a massa e a montagem do bolo:

Numa batedeira, bata as claras até que elas fiquem em ponto de neve e reserve. Num outro recipiente, bata as gemas, o açúcar peneirado e a margarina, até que se crie um creme claro e fofinho. A este, junte a farinha de trigo peneirada, aos poucos, as nozes picadas ou trituradas e, por último, o fermento. Acrescente o iogurte e mexa. Misture as claras e neve. Em seguida,  coloque em uma fôrma untada e enfarinhada, de 32 cm e asse por 35 minutos em forno médio, 180º. C, pré- aquecido por 20 minutos.

 


Categoria: Alimentação, Cozinha | Tags: , , , |