Receita Deliciosa de Mousse de Brigadeiro

Publicidade:

O brigadeiro, além de ser um docinho amado por todos, é  uma receita versátil e pode ser apresentado em diversas variações e se transformar numa sobremesa maravilhosa para um almoço de domingo, por exemplo. Item obrigatório nas mesas das festas infantis ou em qualquer outra comemoração, é um docinho badalado entre os “gourmets”. Por um breve tempo, esteve longe dos “holofortes”, mas hoje há cursos especializados em ensinar como preparar desde a receita tradicional até as mais inusitadas. Também há diversas “brigadeirias” espalhadas pela cidade, onde é possível encontrar o docinho nos mais variados sabores e preços.

Para quem não sabe, o brigadeiro originalmente se chamava “negrinho”, e foi uma receita criada pela esposa do então brigadeiro Eduardo Gomes, o qual concorreu à presidência de República por duas vezes. Ele não ganhou as eleições, mas o docinho que era preparado pelas correligionárias e vendido nas reuniões partidárias e comícios, acabou sendo batizado como o “docinho do brigadeiro”. Este agradou a todos, ganhou espaço na culinária brasileira e entrou para o “hall” da fama sendo apresentado até na forma de mousse.

Veja a delícia de mousse que pode ser preparado à base da receita original de brigadeiro!

Ingredientes:

2 latas de leite condensado (de ótima qualidade);

4 colheres de sopa de manteiga sem sal (não use margarina);

5 colheres de sopa de chocolate tipo do padre (no mercado há o produto com 50% de cacau);

2 caixas de creme de leite UT;

100 gramas de granulado para decolar;

Chantili e calda de chocolate ou menta (opcionais) para montar as porções e servi-las.

Modo de preparo:

Em uma panela grossa, disponha em seu interior o leite condensado, o chocolate peneirado, a manteiga e mexa a mistura sem parar com uma espátula de silicone. Caso não possua uma em casa, evite as famosas colheres de pau, elas acumulam muitas bactérias, mesmo recebendo higienizações corretas, mantendo o fogo sempre baixo.Desligue quando estiver em ponto de enrola, desligue. Com o brigadeiro ainda quente, disponha a massa num liquidificador junto com o creme de leite e bata por 5 minutos. Quanto mais tempo mais aerada a mistura. Em seguida, despeje a mistura num refratário e leve à geladeira por aproximadamente 3 horas. Rendimento de até 14 porções.

 


Categoria: Alimentação, Cozinha | Tags: , , , , |