Vale, Uma das Maiores Mineiradoras do Mundo

Publicidade:

A Vale, anteriormente chamada de Vale do Rio Doce é considerada como uma das maiores mineradoras do mundo. A empresa que é genuinamente brasileira acabou sendo criada para uma exploração de minas de ferro em toda a região de Itabira, no interior do estado de Minas Gerais no ano de 1942 durante o governo de Getúlio Vargas, a empresa atualmente é privada e possui um capital aberto, com ações negociadas de forma direta na bolsa de valores de São Paulo.

Conheça um pouco mais sobre a instituição

Uma série de grupos diferenciados de investidores internacionais acabaram adquirindo grandes quantidades de terra próximas a cidade de Itabira, e no ano de 1909 acabaram se reunindo fundando a chamada Brazilian Hematite Syndicate, um sindicato que visava como objetivo principal explorar estas terras.

Foi no ano de 1911 que o empresário americano Percival Farquhar acabou adquirindo todas as suas ações voltadas para o Brazilian Hematite, Syndicate e ainda mudou o seu nome para Itabira Iron Ore Company.

Em um plano utilizado, foi antecipado mais de 40 anos em um conceito que bastante modificado e que começou a ser realizado, veio a prática em uma direção de Eliézer Batista durante a década de 1960 onde houve a inauguração do Porto de Tubarão.

Os tempos atuais da instituição

A instituição no ano de 2007 acabou sendo privatizada, e a Vale produzia mais de 114 milhões de toneladas de metais, um nível que se manteve um tanto estável durante os dois anos depois de sua privatização.

Atualmente a Vale realiza uma série de investimentos determinados e importantes para uma produção existente de cobre, devendo assim se tornar em poucos anos uma das maiores players mundiais neste negócio.

Dentre uma série de investimentos diferenciados, a Vale realiza vários investimentos importantes para produzir cobre, o que deve se levar em conta tudo com um incentivo de novas siderúrgicas do Brasil, através de uma participação minoritária e ainda um controle de todas as estruturas de logística existentes do país, o que incluirá também as ferrovias e os navios.

No ano de 2011 um dos últimos balanços realizados pela Vale foi de um lucro líquido de pouco menos de 6 milhões e meio de dólares o que só aumentou depois disto.

 


Categoria: Empresa | Tags: , , , , |