A História dos Óculos de Sol

Publicidade:

Os óculos escuros são alguns dos acessórios mais usados por pessoas do mundo todo, não apenas para proteger a visão de raios ultravioletas e outras luminosidades, mas também para compor nosso visual e expressar a personalidade de cada um.

Entre os maiores exemplos de pessoas que compõem o visual com óculos de sol estão os atores de novelas e filmes que dão a seus personagens uma marca própria, assim como personalidades e artistas têm nos óculos de sol sua marca registrada.

Entre os modelos mais presentes nas telas de TV e cinema, o Aviador é sem dúvida um deles, tornando marcantes personagens como o de Tom Cruise no blockbuster Top Gun – Ases Indomáveis.

 

Origem dos óculos escuros

Embora os italianos recebam o crédito pela criação dos óculos, quem inventou os óculos escuros foram os chineses, quando o uso não era destinado à proteção do sol, mas para curas medicinais. Nessa época, as lentes dos óculos eram tingidas com chá para curar doenças dos olhos como a conjuntivite. Mesmo com este uso, os óculos já possuíam relação com o status das pessoas, quando quanto maior fosse, melhor.

Ao longo dos anos e séculos os modelos de óculos escuros evoluíram e muitas empresas e fábricas de óculos de sol surgiram. Em 1830, por exemplo, já havia em torno de 300 fabricantes de óculos escuros nos Estados Unidos.

 

A utilização dos óculos escuros por pilotos

No ano de 1920, foram criados os Óculos Aviadores, feitos por Baush Et Lomb, uma encomenda feita pela Força Aérea Norte-Americana para proteger contra raios solares. Nessa época veio a grande afirmação dos óculos escuros.

O modelo chamado Ray-Ban teve uma demora de 10 anos para ser desenvolvido, e no início o uso dele era exclusivamente dos pilotos aéreos. Mais tarde, o modelo passou a ser vendido e se tornou uma mania mundial, com milhares de exemplares vendidos no mundo todo.

 

Óculos escuros Wayfarer

A mesma marca que criou o Ray-Ban também foi responsável por outro modelo que virou sucesso mundial: o Wayfarer. Conhecido e cultuado no mundo todo, estima-se que este modelo é o mais vendido de toda a história dos óculos escuros. Além da marca criadora, outras empresas produziram o modelo, que possui nomenclaturas como óculos de sol Vintage e Retrô.

Em meio a milhares de modelos e marcas presentes hoje no mercado, a procura pelos clássicos Ray-Ban e Wayfarer continua grande, surgindo sempre com novas versões a cada ano.


Categoria: Óculos | Tags: , , |