Óculos de Sol (escuros) para Crianças

Publicidade:

Ao andarmos pelas ruas e realizarmos passeios nos finais de semana, não é raro ver cada vez mais crianças utilizando óculos de sol. Nesse momento, pode surgir a dúvida da necessidade real desse acessório para crianças, ou se é apenas uma mania da moda atual.

Afinal, as crianças devem utilizar óculos de sol? E qual é a idade correta para iniciar o uso? Veja essa e mais respostas a seguir:

A necessidade dos óculos escuros

Ao contrário do que muitos pensam, o uso de óculos de sol em crianças não é apenas uma questão da moda. Esses acessórios são úteis para proteger nossos olhos em ambientes com raios solares ou muita luminosidade, por isso servem também para crianças.

Estudos científicos provam que os raios solares aceleram o envelhecimento da nossa retina, facilitando o desenvolvimento de doenças como a catarata. Além disso, os óculos nos previnem dos raios ultravioletas, cada vez mais intensos.

Modelos e lentes indicados para crianças

As lentes escuras de boa qualidade contam com filtros que impedem que radiações ultravioletas atinjam nossos olhos, prevenindo doenças oculares. Se a criança for utilizar os óculos na praia, de preferência a lentes castanhas, com índice de 50% de proteção.

Já a armação deve ser de modelos infantis que priorizem a funcionalidade, sem deixar de lado um design de bom gosto.

Vale ressaltar que não há uma idade correta para a criança utilizar óculos escuros. Você deve iniciar o uso em seu filho quando ele for em algum lugar em que ficará muito exposto à luz solar, por volta da idade escolar das crianças.

Dicas para proteger a visão de seu filho

Há pais que não levam em conta a necessidade de óculos de sol de qualidade para as crianças e acabam comprando aqueles óculos escuros baratos, que não protegem a visão e ainda podem prejudicar ainda mais a vista.

Para que a criança não desenvolva problemas sérios de visão, você deve comprar óculos escuros com 100% de proteção UV. Além disso, é importante comprar modelos que se ajustem completamente ao rosto de seu filho, assim ele se sente mais confortável para brincar.

Há crianças que demoram um tempo para se adaptar ao uso dos óculos, portanto, é preciso ter paciência para que isso se torne um hábito agradável.

Como crianças vivem correndo, pulando e caindo, a dica é comprar óculos com lentes mais resistentes a riscos e quebras. Já para crianças que praticam esportes ou brincam de correr com os amigos, a dica é comprar um modelo com armação presa à nuca da criança.

Se o seu filho usa óculos de grau, peça ao oftalmologista uma receita para a confecção de um modelo de óculos escuros com grau. Já os adolescentes que usam lentes podem comprar óculos escuros sem prescrição, mas devem utilizar lente e óculos em ambientes abertos.


Categoria: Óculos | Tags: , , |