Cuidados e Dicas ao Comprar Peixe Betta

Publicidade:

O Betta Splendens, ou simplesmente Peixe Betta, é um dos peixes mais conhecidos e mais solicitados em todo o mundo. Esse peixe admirável na verdade vem de um resultado de uma mutação genética ajustada pelo homem.

O betta é extremamente agressivo com outros peixes de sua espécie, o que o fez ganhar o apelido de “peixe de briga”. Por isso, o ideal é que ele viva isolado de outros peixes.

O habitat ideal traz pouca ou nenhuma movimentação de água, pouco oxigênio e sem obstáculos. Por não necessitar de equipamentos, o custo/benefício do betta é considerado baixo. O betta é muito resistente e pode viver durante anos, desde que tenha os cuidados adequados com alimentação e manutenção da água do aquário.

Por sua flexibilidade, o betta pode viver no aquário ou na beteira, ou seja, aquários pequenos próprios pro betta chamados assim. O melhor modelo é o de vidro plano e com mais de 2 litros. Pode até ser instalado um filtro externo ou um termostato com aquecedor, facilmente.

O aquário do betta pode ficar em qualquer ambiente da casa desde que não fique sob a luz direta do sol, frio excessivo, chuva e odor forte – como tinta, produtos químicos, fumaça, etc.

No aquário é preciso apenas colocar a água da torneira e pingar algumas gotas do condicionador de água.

Para a alimentação, procure uma ração de qualidade e completa. Não alimente o peixe recém-chegado. Normalmente, quando ele chega na sua casa, o betta fica estressado no primeiro dia, por isso, arisco. Assim, ele não procura alimento. Desta forma, deixe a alimentação para o dia seguinte. Coloque de 1 a 3 floquinhos da ração e observe a reação do peixe. Se ele comer rapidamente, jogue mais uns 4 e aguarde. Faça isso de uma a duas vezes por dia.

Em alguns casos, o peixe não come nem mesmo no segundo dia. Isso não necessariamente é sinal de problema, mas é importante ficar atento: manchas brancas, aspecto empoeirado, perda de coloração em determinada parte do corpo ou descamação pode indicar sintomas de doenças. Nestes casos, procure um lojista de confiança, imediatamente, e apresente o problema. O tempo entre as alterações e uma atitude determina as chances de sobrevivência do peixe.


Categoria: Peixes | Tags: , |