Pilates Prática que Também pode ser Realizada pelas Crianças

Publicidade:

Desenvolvido por Joseph Pilates, ainda em meados dos anos 1930, a prática de atividades físicas com mais de 500 exercícios distintos, o método pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Há quem pense que o método pilates somente deva ser realizado por pessoas que apresentem algum tipo de problema com as articulações, com a coluna, que tenham dores crônicas ou quaiquer outros problemas corpóreos. Engana-se quem tem esta mentalidade. A prática de atividades físicas deve ser realizada por todos e o pilates é uma das quais não tem nenhuma contra-indicação. Pelo contrário. Joseph Pilates ao desenvolver a técnica, articulou-a de modo que esta atenda a todas as faixas etárias – e a todo e qualquer indivíduo.

E isto inclui as crianças. O pilates pode – e deve – sim ser praticada por crianças. Como se trata de uma técnica muito versátil, e que pode ser adaptada, os pais estão procurando cada vez mais as academias e estúdios de pilates para colocar a criançada para se mexer. E mexer muito e com qualidade. O método pilates traz inúmeros benefícios aos que estão em nítida fase de crescimento. A prática ajuda a fortalecer grupos musculares, importantes na estrutura postural, além de trabalhar equilíbrio, consciência corporal, e mente bem equilibrada.

Ao praticar o pilates, as crianças  ainda ganham outro benefício: um aumento mais do que significativo na capacidade de concentração. Como os exercícios exigem que haja uma grande consciência corporal, e que todas as sequências sejam realizadas com tranquilidade para que o movimento seja sentido, a respiração lenta e profunda é muito trabalhada. Isto contribui notavelmente para que a criança praticante do pilates tenha um aumento na melhora da qualidade do sono, da digestão, sem contar que diminui gradualmente o sedentarismo, tão comum em tempos modernos.

O pilates para crianças funciona de modo bastante variado. Como a prática já exige a utilização de equipamentos e acessórios diversos, eles podem ser adaptados para sequências mais lúdicas, conforme a necessidade da criança ou da idade dela. O ideal é que elas sejam orientadas com danças, jogos e muitos exercícios no solo – para ganho de equilíbrio. A prática do pilates por crianças pode ser iniciada já a partir dos 4 anos de idade.


Categoria: Pilates | Tags: , |