Aprenda a Cultivar Planta de Girassol

Publicidade:

Com nome científico de Helianthus annus, o que traduz sua beleza e porte esplêndido: a palavra Helianthus denota “flor do sol”. Além de formosa, a planta é útil, pois do girassol podem ser aproveitadas as sementes, as flores e também os ramos. O girassol tem raiz profunda, que desce ao solo, medindo quase de 1 metro e meio de profundidade. A planta atinge mais ou menos 3 metros de altura, enquanto as suas variedades de miniaturas atingem no máximo 1 metro de altura.

Ultimamente, o girassol tem recebido total ênfase como planta ornamental. A evolução de variedades com tamanho menor, os mini girassóis, fez com que a planta passasse a apresentar-se em lindos arranjos de decorações. Seu formato exótico e o tom vivo de amarelo ou alaranjado intenso dão vivacidade e alegria aos ambientes. Em jardins, os girassóis se destacam e brilham, expondo sua rotação, sempre tornada para o sol. Em casa eles trazem mais beleza e destaque aos cômodos com muito charme e personalidade.

Sua planta anual, pertence à família das Compostas. Originário da América do Norte ele se reproduz por sementes, trazendo uma planta robusta e resistente, que traz flores nas estações de primavera e verão, podendo ainda florescer o ano inteiro, sobretudo em temperaturas entre os 18 e os 30 graus C.

O cultivo do girassol não oferece tantas dificuldades, basta ficar atendo aos detalhes. O local deve ser bem iluminado pelo sol; deve ser feito o replantio anualmente; o solo correto para o cultivo deve ser formado por 1 parte de terra, outra parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem misturado; é importante regar sempre que o solo estiver seco. Se a planta for permanecer em vaso, é essencial observar se a superfície do solo e assim não deixa-la totalmente seca; as adubações periódicas resultam numa planta mais saudável e com floração abundante; dificilmente o girassol dá problemas, com relação à pragas, porém é recomendada a observação constante, pois a proximidade com as demais espécies de plantas pode acabar facilitando a transmissão de doenças. Há casos onde ocorre ataque de lagartas. Estas devem ser eliminadas logo no começo do aparecimento, para não causarem maiores problemas.

 


Categoria: Plantas | Tags: , , , |