Plantas Ornamentais: Como Cuidar de Azaleias?

A Azaleia é, na verdade, um arbusto do gênero Rhododendron, com origem oriental que conta com flores de diversas cores, por isso é muito usada como opção de decoração e também em cercas vivas floridas.

Outra característica da Azaleia é o fato dela ser bastante resistente e também de conseguir florescer no período mais frio do ano, o inverno – época muito difícil para as plantas progredirem – desta maneira, elas são perfeitas pra manter o jardim sempre bonito em qualquer época do ano.

Para os cuidados especiais da Azaleia, basta seguir alguns passos:

– Manter sempre a terra úmida, porém sem deixar acumular água no pratinho;

– Manter sempre o vaso num local fresco e com boa claridade;

– Mergulhar o vaso num balde de água morna, pelo menos, uma vez por semana;

– Retirar sempre as flores murchas, assim evitando as doenças e estimulando a abertura de botões florais novos;

– Adubar pelo menos uma vez ao mês;

– Após a florada, retirar a muda do vaso, plantando no jardim, num local fresco com luminosidade.

Ao plantar a Azaleia em solo de jardim, sempre misture um adubo orgânico. Também use um pouco de areia pro auxílio da drenagem da água. Coloque adubo químico (fósforo – Phosphorus) pra ajudar na floração. Não adicione cal, pois a Azaleia gosta de terreno ácido. Se o solo tiver cal, coloque um fertilizante de baixo pH para a sua correção.

Nunca se esqueça de fazer a irrigação com frequência, mas com cuidado absoluto para nunca deixar a plantinha encharcada, o que poderá ocasionar uma proliferação de fungos. Nos casos de raminhos já mortos ou então que estejam aparentemente doentes com fungos, por exemplo, faça uma poda de limpeza. Saiba que a melhor época pra podar a Azaleia é após a floração, esse período costuma ser durante o inverno. E sempre lembre-se: esta planta é recomendada pra viver nas áreas exteriores da casa, pois ela é bastante resistente ao sol. Caso você deseje cuidar desta espécie dentro da sua casa, antes, cuide de deixá-la num local específico onde ela possa receber abundante luminosidade do sol.


Categoria: Plantas | Tags: , , , , , , , , |