Plantas Ornamentais: Conheça a Cica (Cycas revoluta)

Publicidade:

Uma planta bastante interessante, adaptada a diversos climas como equatorial, oceânico, subtropical, e tropical, sendo bastante conhecida em regiões como a Ásia, a Indonésia e o Japão pode atingir a uma altura de até mesmo 3,6 metros. É uma planta bastante utilizada para decoração, por isso conheça um pouco mais sobre a cica a seguir, e por que ela deverá fazer parte e dar cor a decoração de seu jardim.

Sobre a Cica

A Cica é considerada como uma das grandes vedetes dos jardins contemporâneos e ainda tropicais, ela se parece com uma pequena palmeira, muito bonita e diferenciada. Suas folhas são bastante longas, bastante rígidas e brilhantes, altamente compostos por seus determinados folíolos pontiagudos. Esta é considerada como uma planta de ordem dióica de origem pré histórica, com um crescimento bastante lento, o que a torna um pouco mais valorizada ao mercado de compras de plantas.

Quanto mais velho for o exemplar da planta, maior deverá ser o valor que ela deve alcançar. Seus ovários ficam completamente protegidos no topo da planta fêmea durante toda a sua floração, este tipo de planta é muito difícil de ser polinizadas, já que desta forma praticamente 100% dos frutos que são gerados no jardim residencial são considerados como estéreis. As plantas de sexo masculino são altamente raras em cultivo do paisagismo, o que vai bem como uma planta totalmente isolada e ainda em conjuntos nos jardins ou até mesmo em vasos.

Este tipo de planta deverá ser cultivada em pleno sol, ou ainda meia sombra, em terra de jardim considerada enriquecida com diversos tipos de compostos orgânicos e areia, formando assim uma mistura considerada leve e permeável. Suas regas deverão ser regulares, e apesar de ser uma planta considerada bastante rústica caso ela fique em lugares com pouca luminosidade poderão ficar suscetíveis a diversas conchonilhas.

A multiplicação da planta acontece por uma separação de mudas que são formadas no entorno da planta mãe. Sua multiplicação por sementes acontece de forma muito difícil e só é interessante de forma comercial, pois exige uma tecnologia diferenciada e pessoal especializado neste tipo de plantação.


Categoria: Plantas | Tags: , |