Enxaguante Bucal: Qual o Melhor Para Você?

Escovar os dentes é muito importante para manter uma saúde bucal, mas nem sempre a escovação retira todas as sujeiras da boca e isso pode gerar diversos problemas de saúde. É exatamente nestas horas que o uso dos enxaguantes bucais faz toda diferença. Diante tantos que você encontra nas prateleiras dos supermercados, saberia dizer qual o melhor para uso pessoal? Veja algumas dicas sobre estes produtos e escolha o seu preferido.

Para que servem estes produtos afina?

Muita gente usa enxaguantes bucais e não faz ideia para que de fato servem esses produtos. Eles não são de uso obrigatório e não substituem a escovação, mas ajudam bastante na eliminação de muitas bactérias ofensivas à sua saúde bucal. Para odontologistas o uso destes produtos é muito constante após intervenções cirúrgicas, pois eliminam todas as bactérias que podem proliferar nesse processo.

De acordo com os fabricantes de enxaguantes bucais é possível eliminar até 80% das bactérias ficam na boca após a escovação. Então o ideal será sempre associar o uso de tais produtos com a escovação sadia e completa.

Principais Marcas

Existem algumas marcas de enxaguantes bucais no mercado e cada uma delas oferece uma proteção diferente. Veja algumas marcas conhecidas e escolha a sua preferida.

  • Colgate. A Colgate é uma marca famosa de pastas de dente e também oferta seu enxaguante bucal. O Periogard só é indicado nos cuidados de periodontal ou de cirurgias. Para o uso comum, existe o Colgate Plax que pode ser comprado com ou sem álcool.
  • Cepacol. Foi um dos primeiros produtos a chegar ao mercado e reduz até 50% das bactérias que ficam após a escovação. Ele não possui flúor nem álcool em sua composição.
  • Listerine. É considerado o mais popular dos enxaguantes bucais. Ele possui 20% de álcool em sua composição e elimina até 52% de bactérias da boca.

Problemas com uso de enxaguantes bucais

Dependo do produto, da sua necessidade e, principalmente, da forma como você o usa, pode acabar com alguns problemas também. Por isso é sempre importante consultar um médico antes de comprar qualquer enxaguante bucal. Dessa forma você evita dores de cabeça, como por exemplo:

  • Perda parcial da degustação.
  • Manchas nos dentes
  • Fragilização dos seus dentes com o tempo ou frequência de uso.
  • Irritação na mucosa da boca

Entre outros. Sempre que for comprar um enxaguante para você atente-se sobre as especificações e consulte o seu odontologista de confiança.


Categoria: Saúde | Tags: , , , , , |