Problemas Bucais Causados pelo Cigarro

Que o cigarro causa diversos problemas de saúde em seu corpo, com certeza você sabe e conhece a maioria deles. Acontece que além de prejudicar seus principais órgãos deixar a sua saúde fragilizada, ainda existem problemas bucais que aparecem atém mesmo somente com a inspiração da fumaça. O INCA divulgou pelo menos 50 doenças que uma pessoa pode adquirir com o cigarro, o que é um índice bem preocupante. Veja 3 exemplos de doenças bucais consideradas mais leves, que são causadas pelo cigarro.

Halitose

A Halitose é causada principalmente pela fumaça do cigarro, mas diversos componentes no fumo também agravam esta situação. Quando você fuma, ingere fumaça o tempo todo e esta se acumula na boca causando um determinado cheiro, bem característico do fumo. Quando, a partir daí, não há uma higiene correta da boca e também da língua, esse cheiro se transforma em mau hálito e a frequência faz com que a halitose apareça.

O indicado é que você escove seus dentes e sua língua pelo menos três vezes durante o dia, assim como qualquer pessoa, mas atente-se um pouco mais sobre a exclusão do hálito de cigarro que sempre fica. Produtos de enxágue bucal são completamente indicados.

Perda de Dentes

Devido o acúmulo de placa bacteriana na região dos dentes, você pode desenvolver uma doença chamada de Periodontal. Ela causa uma inflamação crônica da sua gengiva e dos tecidos que suportam seus dentes. Com isso não há, ou existe com menor eficiência o aumento da mobilidade dos dentes fazendo com que eles caiam com mais facilidade.

Pessoas fumantes ou não podem sofrer da doença periodontal, mas no caso dos primeiros o acúmulo das placas bacterianas é muito maior e as bactérias agem de forma muito mais agressiva na sua boca. A ação está totalmente ligada à quantidade de cigarros que você consome durante o dia.

Escurecimento dos Dentes e Gengivas

Este é o problema mais conhecido e comum entre as pessoas que usam cigarro. O cigarro possui 4.720 substâncias diferentes divididas entre seus componentes. Entre estes você vai encontrar a nicotina que a medida que você fuma, vai acumulando-a nas gengivas e nos dentes. Ela não se acumula em grande quantidade com um único cigarro, mas com o tempo seus pigmentos vão deixando os seus dentes amarelados.

No caso das gengivas, é devido o aumento da melanose. A nicotina estimula tal produção e isso faz com que sua gengiva fique com uma cor mais escura. Este problema é muito mais comum nas mulheres, pois os hormônios femininos aceleram tal aparecimento.


Categoria: Saúde | Tags: , , , , |