Quando Trocar a Escova de Dente?

De tempos em tempos você precisa trocar as suas escovas de dentes e assim manter a sua saúde bucal em dia. Alguns médicos indicam que a troca seja feita a cada 3 meses, outros a cada 6 meses e algumas pessoas ainda adotam seu prazo particular.

Diante indicação de médicos, fabricantes e cada uma das pessoas, saber quando é importante trocar a escova é muito importante para manter a saúde bucal em dia. Veja algumas dicas sobre o assunto e mantenha-se atento sobre o prazo de validade de suas escovas.

O que dizem os odontologistas?

Para tais profissionais, o ideal é trocar a sua escova de dente a cada três meses, pois é o tempo estipulado para as cerdas perderem a sua eficiência. Isso faz com que a limpeza deixe de ser tão eficiente e você fica sujeito à diversos problemas de saúde.

Fatores Importantes

Existem detalhes que fazem toda diferença na hora de decidir quando trocar as escovas. Os principais são:

  • Frequência de uso. Dependendo da quantidade de vezes que você escova seus dentes todos os dias, a sua escova com certeza irá se desgastar mais. Os odontologistas indicam escovações sempre após as principais refeições.
  • Caso você tenha passado por uma enfermidade transmissível como gripe e inflamações na garganta é indicado também realizar a troca das escovas para evitar novas infecções.
  • Oriente-se pelas indicações dos fabricantes, pois alguns aplicam componentes que prolongam a durabilidade da escova.

Entre outros fatores. Leve sempre em conta a eficiência da sua escova e observe se a limpeza dos dentes e da boca continua boa.

Perigos com escovas vencidas

Grande parte das pessoas de fato não trocam suas escovas em tempo hábil e isso faz com que elas fiquem expostas à uma série de problemas que comprometem a saúde bucal. A escova após um período perde a resistência e não elimina as bactérias e outras sujeiras que se acumulam comumente em sua boca.

Com o tempo, você mantém o que deveria ser retirado com a escovação e pode desenvolver cáries, problemas de mau hálito, escurecimento dos dentes, acúmulo de resíduos alimentares que apodrecem e se transformam em fungos. Em casos mais sérios é possível sim desenvolver um câncer de boca e isso vai gerar uma série de outros problemas de saúde.

O ideal é que você anote todas as datas de quando comprou as escovas e quando devem ser trocadas. Isso é eficiente principalmente para mães que se preocupam com a saúde bucal de suas crianças desde cedo.


Categoria: Saúde | Tags: , , , , |