Dicas dos Melhores Vinhos Italianos para Comprar

Publicidade:

Vinhos italianos – conheça  mais sobre a bebida dos deuses.

O vinho é uma bebida alcoólica obtida por meio do processo de fermentação das uvas frescas, inteiras, esmagadas, ou ainda de mostros – fermentação obtida a partir de uma mistura de açúcar. Há algumas variações na obtenção e produção da bebida em alguns lugares do mundo, como no Brasil, onde vinho é considerado bebida alcoólica produzida a partir do mostro de uva de ótima qualidade, fresca e madura, não se considerando como vinhos, as bebidas que contenham outros acréscimos ou tipos de frutas e fermentações.

O vinho talvez seja uma das bebidas alcoólicas consumidas pelo homem mais antigas de sua história. Segundo historiadores, o vinho teria surgido entre civilizações como as que hoje vivem em regiões como Irã e Turquia, isto provavelmente em 6.500 a.c., mas teria sido eternizada como uma bebida de que possui grande importância, inclusive em rituais religiosos desde os tempos antigos.

Hoje, os vinhos continuam a ser extremamente apreciados e se caracteriza por serem bebidas refinadas, cujo consumo de dá por várias razões. Além de serem deliciosos acompanhamentos de pratos refinados, são atrativos até mesmo de colecionadores e especialistas no mundo inteiro, sem contar que existe uma diversidade nas produções a partir de vinícolas que produzem a bebida para ser distribuída e largamente consumida.

Um dos vinhos mais apreciados e consumidos no mundo afora é o vinho italiano, que por sua história e propriedades está também entre as melhores produções, concorrendo hoje diretamente apenas com os vinhos produzidos na França. A Itália, conhecida pelos gregos como Enotria – a terra do vinho – possui vinte regiões vinícolas – o Pienonte,  região produtora de espumantes e vinhos robustos; o Barolo, região de vinhos nobres conhecidos como ‘rei dos reis’; a Toscana, produtora dos Chianti, Brunello de Montalcino, o Sassicaia e o Tignanello , conhecidos como os três melhores vinhos do mundo;  o Veneto dos populares Valpolicella e Bardolino; a Umbria do famoso branco Orvieto; o Lazio, região do alegre Frascati e a Emilia-Romagna do popular Lambrusco (esses dois últimos são vinhos frisantes muito adequados para o clima brasileiro).

Na hora de escolher o vinho também não se esqueça de considerar em qual ocasião e prato irá servi-lo, pois é muito importante que haja uma perfeita combinação e harmonia entre todos, para que o resultado final seja perfeito!


Categoria: Vinhos | Tags: , , , |